Ter uma velhice sem preocupações com a saúde
Ter uma velhice sem preocupações com a saúde é o que muitos esperam, mas não devemos nos preocupar com isso apenas ao chegar à velhice. Para garantir os benefícios, os cuidados devem ser tomados muito tempo antes e precisam estar aliados com outros fatores além da alimentação. “Para chegarmos à terceira idade com saúde, é muito importante ter hábitos alimentares saudáveis e evitar o sedentarismo, álcool e fumo. Tudo isso irá contribuir para uma vida mais saudável”, explica a nutricionista Fernanda Manzatti Galvão.
Assim como crianças e adultos, uma alimentação variada faz a diferença na hora de montar uma refeição, mas, de acordo com Fernanda, há alguns alimentos que são muito importantes. “Leite e derivados ajudam na reposição de cálcio. Já os carboidratos e proteínas, também são importantes. Carboidratos são fontes de energia e as proteínas que ajudam na construção, manutenção e reparação dos tecidos”. Contudo, o prato também deve conter gorduras, vitaminas, minerais e fibras de forma equilibrada.
Com o passar do tempo, o metabolismo tende a ser mais lento e a capacidade de absorção de nutrientes fica menos eficaz. Por isso, algumas pessoas precisam remediar a falta de alguns desses nutrientes essenciais.
Pensando nesses fatores, Alessandra Cassani, 46 anos, já está se preocupando com o futuro. Há alguns anos a servidora pública substituiu refrigerantes por suco natural, começou beber mais água e a ingerir mais legumes e verduras. “Sempre vejo e leio o quanto é importante se cuidar, por isso, para chegar definitivamente na terceira idade de forma saudável, mudei mais hábitos. Antes dos 50, abusava de frituras e refrigerantes”, comenta Alessandra. A jovem disse que já notou alguns benefícios das mudanças. “Ao beber mais água, já percebi que a pele ficou mais bonita”.